[CAMPEONATO AMAZONENSE 2022] - Nacional/AM atropela Manaus FC/AM, continua líder, e São Raimundo/AM permanece na lanterna

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Com média de 3 gols por partida, a 5ª Rodada do Campeonato Amazonense passa a ser a melhor em número de gols marcados. E atesta a evolução dos clubes e artilheiros, conforme o avançar da competição.

A média de gols geral também cresceu, para 2,37. São até agora 71 gols marcados em 30 jogos.

Manauara/AM, Princesa do Solimões/AM e Operário/AM venceram seus jogos de quarta-feira (09/02). O Nacional/AM venceu por 3-0 o atual Campeão, o Manaus FC/AM, na quinta-feira (10/02) e fechou a rodada na liderança.

Lucas Lopeu, autor de um dos gols nacionalinos, passou a dividir a artilharia com Alvinho (do Manaus FC/AM) e Felipe (do Cliper/AM), todos com 3 gols marcados.

Na abertura da 5ª Rodada, na quarta-feira (10/02), o Manauara/AM venceu o Penarol/AM por 3-0, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 267 quilômetros de Manaus/AM).

Giovanni abriu o placar para o Manauara aos 25 minutos do primeiro tempo. No final da primeira etapa, aos 43 minutos, Matheus Sacramento ampliou.

No segundo tempo, aos 6 minutos, a situação ficou pior para o time da casa, quando o zagueiro Penha foi expulso. O terceiro gol foi do camaronês Kamdem, aos 12 minutos.

Em Manacapuru/AM (a 98,9 quilômetros da capital), um gol no último minuto da partida definiu a vitória de virada por 2-1 do Princesa do Solimões/AM sobre o São Raimundo/AM, no Estádio Gilberto Mestrinho.

Com o resultado, o Tubarão do Norte manteve a invencibilidade, com 3 vitórias e 2 empates. O Tufão da Colina permanece na lanterna e sem vencer na competição – são cinco derrotas em cinco jogos.

O outro time de Manacapuru/AM, o Operário/AM, também venceu de virada com gol no final da partida. No Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona oeste de Manaus/AM, fez 2-1 contra o Cliper/AM.

Raphinha, cobrando falta, abriu o marcador para o Cliper/AM, logo aos 6 minutos de jogo. O empate surgiu ainda no primeiro tempo, aos 13 minutos, com Judá. A virada veio no final do segundo tempo, aos 45 minutos, com Pedro Vitor.

No Estádio Jornalista Carlos Zamith, na zona leste da capital, Amazonas/AM e Fast Clube/AM empataram em 1-1. Igor Quadrado marcou aos 42 minutos do primeiro tempo. Bruce empatou para o Tricolor de Aço aos 6 minutos do segundo tempo.

Dois jogos foram realizados na quinta-feira (10/02). No Floro de Mendonça, JC/AM e Iranduba/AM empataram em 2-2.

Aos 27 minutos do primeiro tempo o zagueiro Preto cometeu pênalti em Vitor Félix. Rafael Oliveira cobrou no minuto seguinte e fez o primeiro gol da partida para o Iranduba/AM.

Logo em seguida a equipe de arbitragem concedeu tempo técnico para reidratação. No retorno, aos 33 minutos, o time itacoatiarense teve escanteio pelo lado direito do ataque. Após a cobrança, Preto se redimiu e empatou, de cabeça.

O JC/AM virou o placar logo aos 2 minutos do segundo tempo. Breno Duarte foi lançado em profundidade e travado na primeira tentativa de arremate. Na sobra, colocou entre as pernas do goleiro Maxwell.

O empate do Iranduba/AM surgiu aos 30 minutos e começou com boa jogada de David Torres pela direita. Ele cruzou na área e o goleiro Felipe Paranhos rebateu nos pés de Hítalo, que marcou.

O Iranduba/AM teve um gol anulado aos 37 minutos, pois Rafael Oliveira, que marcou de cabeça, estava impedido. Nos minutos finais da partida o Hulk teve dois jogadores expulsos: Domingos aos 40 minutos e Fidélis nos descontos, aos 50 minutos.

Com o resultado, o JC/AM ficou com a mesma campanha do rival itacoatiarense Penarol/AM, iguais em todos os critérios de desempate, na décima posição. O Iranduba terminou a rodada em quarto lugar, com 8 pontos.

O Campeonato Amazonense 2022 tem o número recorde de participantes - doze.

Na Fase Classificatória todos jogam contra todos, em turno único.

Os 8 melhores se classificam para as Quartas de Finais, quando os jogos passam a ser disputados em sistema de Ida e Volta.

Os 4 últimos colocados serão rebaixados para o Campeonato Amazonense da Segunda Divisão 2023.

GOLS E LIDERANÇA
1ª Rodada - 10 gols marcados (média de 1,67) - Nacional/AM líder
2ª Rodada - 12 gols marcados (média de 2,00) - Cliper/AM líder e Felipe (Cliper/AM) artilheiro
3ª Rodada - 14 gols marcados (média de 2,33) - Cliper/AM líder e Felipe (Cliper/AM) artilheiro
4ª Rodada - 17 gols marcados (média de 2,83) - Nacional/AM líder e Alvinho (Manaus FC/AM) Felipe (Cliper/AM) artilheiros
5ª Rodada - 18 gols marcados (média de 3,00) - Nacional/AM líder e Lucas Lopeu (Nacional), Alvinho (Manaus FC/AM) Felipe (Cliper/AM) artilheiros

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários