[SÉRIE C 2022] - Manaus FC/AM vence Floresta/CE fora de casa e assume a segunda colocação provisória

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Ronaldo Oliveira - Floresta/CE
Manaus/AM - O Manaus FC/AM assumiu a vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, a Série C, na noite desta sábado (14/05).

A subida na tabela de classificação veio com a vitória fora de casa, no Estádio João Ronaldo, em Pacajus/CE por 1-0, contra o Floresta/CE, gol de Raphael Ibiapino, de pênalti, aos 31 minutos do segundo tempo.

Antes da partida, o Floresta/CE ocupava a terceira colocação, com 10 pontos, e o Manaus FC/AM era o oitavo colcado, com 8 pontos.

Com o resultado, o Gavião do Norte, que venceu a primeira partida fora de casa, foi a 11 pontos. O Floresta/CE, que perdeu pela primeira vez como mandante, caiu para a quinta posição.

O time amazonense teve duas alterações, com relação à equipe que empatou o último compromisso, em 0 a 0, contra o Confiança/SE, na Arena Vivaldo Lima.

Evaristo Piza trocou o meia ofensivo, optando por Luiz Felipe na vaga de João Denoni. E mudou o esquema para o 3-5-2, com a entrada do volante Rayne, que atuou como terceiro zagueiro, no lugar do atacante Branquinho.

Com os laterais avançados, o Manaus FC/AM começou melhor a partida. Com 4 minutos de jogo Felipe Baiano tocou para Weriton livre na direita. O lateral avançou, se livrou do adversário e bateu para a primeira grande defesa do goleiro Marcão, que evitou a abertura do placar.

No minuto seguinte a jogada foi pelo outro lado, o esquerdo. Luiz Felipe cruzou e Hélio Paraíba bateu de primeira. Marcão desviou o suficiente para evitar o gol de novo, com a bola explodindo contra o travessão.

O Floresta/CE começou a se encontrar na partida somente a partir dos 10 minutos. Mas o Manaus FC/AM voltou a assustar, aos 21 minutos: Hélio Paraíba disputou no algo e, na sobra, Roney limpa o adversário e bate com perigo, à direita de Marcão, mas para fora.

No lance seguinte, Weriton arriscou da entrada da área, fraco, mas com perigo. Marcão se esticou para tirar, no cantinho.

Aos 30 minutos, Luan Louzã recebeu lançamento de Renan Mota e dentro da área girou e tirou de Paulo Sérgio. Frente à frente com Matheus Inácio, bateu para fora e perdeu grande chance de marcar.

Para o segundo tempo, o Manaus FC/AM voltou com Raphael Ibiapino no lugar de Hélio Paraíba. A etapa complementar não teve o mesmo ritmo do primeiro tempo e as equipes demoraram para criar lances de perigo.

A partir dos 21 minutos, os treinadores tentaram mudar o panorama da partida com alterações. Ricardo Drubscky trocou Renan Mota por Raphael Luz e Klenisson por Wesley. No Manaus FC/AM, saiu Felipe Baiano e entrou João Denoni.

Três minutos depois, Raphael Luz avançou em direção ao gol e Claudinho chegou para tirar o perigo.

Evaristo Piza mudou o esquema tático aos 28 minutos, com a entrada de dois atacantes. Marco Antônio entrou na vaga de Roney e Silvano no lugar do meia Luiz Felipe. A configuração ficou no 3-4-3.

Em sua primeira jogada, aos 29 minutos, Silvano arriscou o chute e a bola bateu na mão de Perema, com o árbitro paraense Djonaltan Costa de Araújo marcando pênalti.

Raphael Ibiapino cobrou no canto direito e marcou o único gol da partida, da vitória do Manaus FC/AM, aos 31 minutos.

Jefinho entrou no lugar de Alason em seguida, aos 33 minutos, no Floresta/AM. Gutierrez substituiu Rayne, no minuto seguinte, no Manaus FC/AM. Aos 40 minutos, a última alteração da partida, no Floresta/CE: saiu o volante Jô para a entrada do atacante Flávio Torres.

Luan Louzã, por reclamação e com cartão vermelho direto, foi expulso da partida aos 41 minutos.

Final da partida, vitória do Manaus FC/AM por 1-0, a terceira na competição, a primeira fora de casa.

Ficha Técnica:
Floresta/CE 0-1 Manaus FC/AM
Sábado, 14 de Maio de 2022, às 19 horas (de Pacajus/CE)
Estádio João Ronaldo, em Pacajus/CE
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão - Série C 2022
6ª Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Djonaltan Costa de Araujo/PA
Assistente 1: Rafael Ferreira Veira/PA
Assistente 2: Rafael Bastos Cardoso/PA
4º Árbitro: Jones Dênis Garces Lima/CE
Analista de campo: Paulo Sílvio dos Santos/CE
Gol: Raphael Ibiapino (pênalti) 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Felipe Baiano 23, Maílson 37, Roney 38 e Jô 45 minutos do primeiro tempo. Luiz Felipe 22, Ivan Médici (auxiliar técnico do Manaus FC/AM) 23, Perema 30, Weriton 46 e Marcão 46 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Luan Louzã 41 minutos do segundo tempo, com cartão vermelho direto.
Renda: R$ 83,00
Público pagante: 3
Público total: 41, incluídas 38 'cortesias' a R$ 1,00
Floresta/CE: Marcão; Yago Rocha, Maílson, Perema e Fábio Alves; Jô (Flávio Torres 40/2º), Alason (Jefinho 33/2º), Carlinhos e Renan Mota (Raphael Luz 21/2º); Luan Louzã e Klenisson (Wesley 21/2º). Treinador: Ricardo Drubscky.
Suplentes: Christofer, Dudu, Rendel, Marcelo Souza, Raphael Luz, Thalyson, Carlos Renato, Igor Oliveira, Jefinho, Wesley e Flávio Torres.
Manaus FC/AM: Matheus Inácio; Paulo Sérgio, Claudinho e Rayne (Gutierrez 36/2º); Weriton, Gilson Alves, Felipe Baiano (João Denoni 21/2º), Luiz Felipe (Silvano 28/2º) e Renan; Roney (Marco Antônio 28/2º) e Hélio Paraíba (Raphael Ibiapino, no intervalo). Treinador: Evaristo Piza.
Suplentes: Reynaldo, Gutierrez, Rogério, Rafael Rosa, João Denoni, Thiaguinho, Marco Antônio, Branquinho, Silvano, Renanzinho e Raphael Ibiapino.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários