[LITERATURA] - História e lendas da Amazônia são reveladas em primeiro Livro de Cláudio Kerkhoff

Por Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação - Acervo Pessoal do Autor


Manaus/AM - O amazonense Cláudio Henrico Dias Kerkhoff lança nesta terça-feira (02/08), em Curitiba/PR, seu primeiro Livro.

Policial Federal aposentado, Cláudio Kerkhoff apresenta a obra Nos Confins da Amazônia - Memórias de Um Policial Federal, a partir das 19 horas (de Curitiba/PR), na Livraria Curitiba, localizada no Shopping Curitiba/PR.

O Livro é a primeira parte da Trilogia Amazônia Insólita, que tem por objetivo apresentar a Região sob perspectivas diferentes.

O primeiro volume trás uma coletânea de relatos de algumas missões cumpridas na região por Kerkhoff como Policial Federal.

As tramas relatadas conectam Policiais Federais, servidores de outras instituições governamentais, indígenas, sertanistas, traficantes, pistoleiros, garimpeiros e outros atores sociais que interagem e se antagonizam numa complexa teia de episódios nos mais remotos locais da Amazônia.

Na narrativa, paralelamente aos espisódios, são apresentados de forma simples, aspectos geográficos, resumo de fatos históricos pouco conhecidos e algumas das principais funções ambientais prestadas pelo mais fascinante bioma do planeta.

Os relatos compartilhados por Kerkhoff são ricos em Lendas e curiosidades regionais. Neste primeiro volume da Trilogia é possível conhecer o ritual indígena do Caxiri, as riquezas ainda não reveladas sobre os garimpos de Serra Pelada e a Serra do Navio que naufragou, o único município poliglota do Brasil, ou histórias sobre o cartel de pistoleiros da região.

Kerkhoff também escreve sobre a "trilionária reserva do estratégico e polêmico nióbio", o peixe ornamental mais caro do mundo, massacres celebres e desconhecidos e a ilha que se deslocou no Peru para o Brasil. Tudo conforme os relatos que escutou nas missões na Amazônia.

Como parte dessas experiências, o Autor trata do engenhoso método de camuflagem da cocaína e tece sua visão sobre o mecanismo de funcionamento e a importância dos rios voadores.

O escritor apresenta as novas teorias que conheceu sobre a Lenda do Mapinguari, sobre a árvore que caminha e comenta sobre a maior concentração do globo de indígenas isolados já registrada.

A Editora CRV aposta na multiplicidade dos temas para proporcionar aos leitores e leitoras uma excelente jornada e uma inesquecível viagem pelo continente Amazônico, suas histórias surreais e locais singulares.

Cláudio Kerkhoff é natural de Manaus/AM. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pós graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná.

O Autor foi acadêmico de Engenharia Florestal no Instituto de Tecnologia da Amazônia, é licenciado em História e Policial Rodoviário Federal aposentado.

Com cordiais,
Saudações Fastianas !
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários