[CAMPEONATO AMAZONENSE 2023] - Manauara/AM volta a vencer Princesa do Solimões/AM e é finalista

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Deborah Melo - Manauara/AM

Manaus/AM - O Manauara/AM venceu novamente o Princesa do Solimões/AM, desta vez por 4-0, e se classificou pela primeira vez para a Decisão de um Campeonato Amazonense. O façanha foi alcançada neste sábado (8), no Estádio Municipal Carlos Zamith.

O Robô da Amazônia garantiu, também vaga para competições nacionais em 2024. O clube disputará a Copa do Brasil e a Copa Verde, juntamente com o Amazonas. Será também um dos representantes do Estado no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D, ao lado do próprio Princesa do Solimões/AM.

A partida começou em ritmo frenético. O Manauara/AM começou no campo ofensivo, mas o Princesa do Solimões/AM iniciou a partida bem postado defensivamente, com os três zagueiros.O Tubarão do Norte assustou aos 3 minutos: Aleílson tocou de bico e exigiu grande defesa de Deijair, que mandou a escanteio.

A empolgação foi exagerada e aos seis minutos o volantre Bruno chutou o lateral-direito Tico e foi expulso com cartão vermelho direto. A agressão causou reação e o atacante Jonas também foi expulso, por revide. Na confusão, o volante Felipe Eduardo levou cartão amarelo, no banco de reservas do Princesa do Solimões/AM

O ritmo da partida deu uma esfriada e somente aos 23 minutos os times reacenderam. Ícaro sofreu pênalti cometido por Ivanzinho, que levou cartão amarelo, o quarto da partida. Na cobrança, aos 25 minutos, Iury Tanque abriu o placar e aumentou a vantagem do Robô da Amazônia. Foi o oitavo gol do atacante, que assumiu a artilharia isolada do Barezão 2023.

Aderbal Lana mexeu no esquema com três zagueiros e trocou Erick pelo atacante Frank Alberto, aos 29 minutos. No placar agregado, a vitória do Manauara/AM passou a ser de 4-0.

O Princesa do Solimões/AM assustou aos 39 minutos, com Aleílson, que ganhou de Erik, mas foi desarmado providencialmente na hora da conclusão por Diego Clemente, que mandou a escanteio. O time de Manacapuru/AM passou a pressionar o adversário e teve três escanteios seguidos a seu favor.

Tico cruzou da direita, para trás, mas Dal Pian cortou. Porém, o lateral-esquerdo errou na sequência e Juninho bateu com perigo, para grande defesa do goleiro Deijair.

A pressão do Princesa do Solimões/AM teve efeito cortado aos 43 minutos, quando o Manauara/AM marcou o segundo gol. Ícaro lançou Paulinho, na entrada da área. O jogador dominou e bateu rápido, sem chance para Waldson.

No intervalo, Aderbal Lana realizou mais uma substituição: trocou Juninho por Felipinho. O segundo tempo se desenvolveu em ritmo lento, com muitos passes laterais.

O Tubarão do Norte não conseguia furar o bom bloqueio do Robô, que quando tinha a posse de bola administrava o resultado e a ampla vantagem na somatória dos placares dos dois jogos: 5-0.

Iury Tanque foi substituído por China, aos 19 minutos. No minuto seguinte, Aderbal Lana foi para tudo ou nada: tirou os laterais Tico e Wesley e colocou em campo o Felipe Eduardo e Fabrício. Sampson entrou no lugar de Erik aos 22 minutos, no Manauara/AM. Frank Alberto deu lugar a Max Nóbrega aos 26 minutos.

O Princesa do Solimões/AM teve um gol anulado aos 33 minutos. O zagueiro Ivanzinho lançou para Aleílson que, dentro da área, encobriu Deijair com estilo. Mas foi marcado impedimento, invalidando o lance.

Ítalo e Paulinho foram substituídos no Manauara/AM no minuto seguinte. Em seus lugares entraram, respectivamente, Raimundinho e William Medina.

E foi William Medina o autor do terceiro gol, aos 36 minutos, após receber de China e, frente à frente com Waldson, bater para o fundo das redes.

Ficha Técnica:
Manauara/AM 3-0 Princesa do Solimões/AM
Sábado, 8 de Abril de 2023, às 15h30min (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2023
Semifinais - Jogo de Volta
Árbitro: Bráulio da Silva Machado-Fifa/SC
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE
Assistente 2: Fábio Pereira/TO
4º Árbitro: Halbert Luís Moraes Baia/AM
5º Árbitro: Jander Rodrigues Lopes/AM
Árbitro adicional 1: Raimundo José Azevedo de Medeiros/AM
Árbitro adicional 2: Elivane Trindade da Costa/AM
Gols: Iury Tanque (pênalti) 25 e Paulinho 44 minutos do primeiro tempo. Cardoso 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Felipe Eduardo 7, Iury Tanque 18, Erik (Manauara/AM 20) e Paulinho 36 minutos do primeiro tempo. William Medina 42 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Bruno aos 6 e Jonas aos 7 minutos do primeiro tempo.

Manauara/AM: Deijair; Luiz Renan, Erik (Sampson 22/2º), Diego Clemente e Dal Pian; Bruno, Ítalo (Raimundinho 34/2º), Vinícius e Ícaro; Yuri Tanque (China 19/2º) e Paulinho (William Medina 34/2º) Treinador: Cristian de Souza.
Suplentes: Rodrigo, Luiz Felipe, William Mococa, William Medina, Sampson, Jefferson Recife, Raimundinho, Zé Arthur, Glaydson, Gabriel, Chan e China.
Princesa do Solimões/AM: Waldson; Tico (Fabrício 20/2º), Erick (Frank Alberto 29/1º, depois Max Nóbrega 26/2º), Ivanzinho, Rodolfo e Wesley (Felipe Eduardo 20/2º); Koffi, Juninho (Felipinho, no intervalo) e Émerson Bombado; Aleílson e Jonas. Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Serjão, Walter, Jucivaldo, Fabrício, Júnior Baé, Felipe Eduardo, Alessandro Toró, Luciano, Dudu, Frank Alberto, Max Nóbreg, Caio Melo e Felipinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários