[ESPORTE] - Goleiro amazonense é o herói da classificação do Palmeiras/SP para a Decisão do Sub-13

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arquivo Familiar e Jhony Inácio
Manaus/AM - O goleiro amazonense Audo Ventilari Albuquerque da Costa foi o protagonista da classificação do Palmeiras/SP para a Decisão do Campeonato Paulista Sub-13, na disputa por pênaltis.

Ele defendeu duas cobranças de jogadores corintianos e garantiu a vitória do Verdão por 3-1. Na Final, o clube terá o São Paulo/SP pela frente.

A atuação destacada de Audinho, como o goleiro é conhecido, apesar de seus 1,88 metros, foi no domingo (05/11), no Centro de Treinamento II do Palmeiras, em Guarulhos/SP.

No primeiro jogo, no Parque São Jorge, Palmeiras/SP e Corinthians/SP empataram em 1-1. No domingo (05/11), em Guarulhos/SP, novo empate em 1-1 e a definição do finalista foi para os pênaltis.

Na abertura da disputa, Audinho, que também é o capitão do time, defendeu cobrança do lateral-direito Henrique, no canto esquerdo. Depois, defendeu o tiro do zagueiro Caio, desta vez em seu canto direito.

O goleiro amazonense, que também integra o elenco do Sub-14 de Futsal do Palmeiras/SP, afirmou que já pensa nas próximas etapas.

"O foco agora é ser Campeão Paulista de Futsal no Sub-14 e de campo no Sub-13 e fechar o ano com os maiores títulos do futebol nacional. Sinto-me honrando em ser amazonense e fazer parte da maior categoria de base do Brasil", disse Audinho, que sonha em se profissionalizar no Palmeiras/SP e torce para que "mais crianças e jovens do Amazonas façam parte de grandes clubes do país".

TRAJETÓRIA
Filho de Audo Albuquerque da Costa e Ana Christina Ventilari Albuquerque, Audinho nasceu em Manaus/AM, no dia 9 de abril de 2010. Começou a treinar no Guerreirinhos Manaus/AM, escolinha credenciada pelo Fluminense, em 2018, mas ainda com 7 anos.

Participou da Copa Guerreirinhos, que reúne franquias estaduais de todo o Brasil, em dezembro de 2018 . A escolinha de Manaus/AM terminou em terceiro lugar e Audinho foi eleito o melhor goleiro da competição.

Em julho de 2019 o goleiro amazonense foi avaliado e aprovado por dois clubes de Porto Alegre/RS: Grêmio/RS e Internacional/RS.

A escolha do goleiro e dos pais foi pelo Grêmio/RS. O convite para atuar na base do Palmeiras/RS surgiu em janeiro de 2021, após boas atuações pelo Tricolor gaúcho.

Em razão da pandemia de Covid-19, Audinho voltou para Manaus/AM, onde o goleiro recebia orientações de treinamento via online. As atividades do clube paulista na base ficaram paradas por 7 meses.

Com a retomada dos trabalhos Audinho, conquistou o título paulista Sub-12. Em janeiro deste ano passou ao Sub-13. Com o elenco, disputou a final da L.D. Burchalkin Cup, competição realizada na cidade de São Petersburgo, na Rússia, em maio deste ano.

Foi vice-campeão. O Zenit venceu a decisão por 2-1. Também disputaram o torneio internacional Santos/SP, Estrela Vermelha (Sérvia), Besiktas (Turquia) e Almaz-Antey, CSKA e Kransnodar, esses três últimos da Rússia.

Pouco antes conquistou a Copa Integração disputada no CFA (Centro de Formação de Atletas) Laudo Natel, do São Paulo, em Cotia/SP. Na decisão por pênaltis contra o Flamengo/RJ, o Palmeiras/SP levou a melhor por 4-2 e Audinho defendeu uma cobrança.

Audinho é empresariado pela Agência 7BragaSports, de Fábio Braga, filho do ex-zagueiro e atual treinador Abel Braga.

BASE CAMPEÃ
O Palmeiras/SP está invicto no Paulistão Sub-13, com 19 vitórias e 3 empates. Atual Campeão, tenta o quinto título: conquistou a competição em 2007, 2016, 2018 e 2022.

O adversário da Final, São Paulo/SP, foi campeão apenas em 2019.

O maior vencedor na categoria é o Santos/SP, com seis taças.

No domingo (05/11), também em Guarulhos/SP, o time Sub-11 eliminou o Marília/SP e se garantiu na Decisao, contra o Bragantino/SP.

No Sub-12 e no Sub-14, o Palmeiras/SP superou Corinthians/SP e Desportivo Brasil/SP, respectivamente, e avançou para as Semifinais. Nas duas categorias, o adversário será o São Paulo/SP.

Sábado (04/11), mesmo perdendo por 0-2 para o Corinthians/SP, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André/SP, o Palmeiras/SP conquistou o Tetracampeonato na categoria Sub-15, com placar agregado de 3-2.

Pelo Paulistão Sub-20, o Verdão derrotou o Novorizontino/SP por 1-0, no domingo (05/11), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte/SP, na partida de Ida da Semifinal.
" "

Comentários