[LITERATURA] - Escritor amazonense participa da Feira Literária de Paraty, no Rio de Janeiro

Teófilo Benarrós de Mesquita
Arte: Laboriosa - Divulgação
Manaus/AM - O escritor Bruno Victor Pacífico, 33 anos, é um dos amazonenses participantes da 21ª edição da Flip (Festival Literário de Paraty), no Rio de Janeiro.

Ele estará presente na mesa Literatura é trabalho? Conversa sobre o trabalhador artista e a produção proletária contemporânea e direitos autorais, na manhã desta sexta-feira (24/11).

O tema será debatido por representantes de editoras alteranativas. Bruno Pacífico participará como autor da Laboriosa Produções Poéticas.

Também participarão da roda de conversa Marcelo da Silva Antunes (Borboleta Azul), William Moreno Boenavides (Polifonia), Jorge Maia (Mondru) e L. G. Velani (Editacuja). O mediador do tema será Rogério Duarte da UBE (União Brasileira de Escritores).

Bruno Pacífico é de Manaus/AM mas optou por viver no Rio de Janeiro, a partir de 2015, para fazer mestrado em Filosofia na UFF (Universidade Federal Fluminense).

Além de escritor, Bruno é professor de Língua Portuguesa da rede pública de Macaé/RJ. Em 2017 foi um dos fundadores do Grupo Laboriosa.

No início de setembro, Bruno participou pela primeira vez da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, quando lançou seu terceiro livro, Construção Proletária, pela Editora Folheando.

As obras anteriores de Bruno foram publicadas em 2021: Superioridade da Forma Musical Diante da Poesia em Schopenhauer, publicado pela Editora Dialética, e Desertos do Real: 4 peças Antidistópicas, pela Editora Córrego, de São Paulo. Essa obra começou a ser escrita em 2017.

No sábado (25/11) à tarde, Bruno Pacífico participará de lançamento da primeira publicação da Laboriosa Produções Poéticas, que reúne 9 autores que fazem parte da história do grupo Laboriosa.

O lançamento será na Casa Gueto, com os poetas Amanda Erthal, Arthus Fochi, Bruno Jalles, Bruno Pacífico, Caio Vinícius, Ellen Folly, Júlia Vita, Miguel Gil e Nathália Ranny.

A Flip 2023 teve início nesta quarta-feira (22/11), com show de Adriana Calcanhoto e termina no domingo (26/11), com 38 autores convidados, dos quais, 28 mulheres.

Entre as atrações internacionais, as presenças de Mónica Ojeda (Equador), a escritora trans Alana Portero (Espanha), Dionne Brand (Trinidad e Tobago, com dupla cidadania canadense, Akwaeke Emezi (Nigéria, EUA), Christina Sharpe (EUA), David Jackson (EUA), Ilya Kaminsky (Ucrânia, EUA), Kelefa Sanneh (Inglaterra, EUA), Laura Wittner (Argentina), Manuel Mutimucuio (Moçambique), Marion Aubert (França), Nora Krug (Alemanha) e Sinéad Gleeson (Irlanda).
""

Comentários