Campeonato Amazonense Feminino se chamará Barezão Delas

Da Diretoria de Comunicação da FAF
Federação Amazonense de Futebol
Fotos: Deborah Melo - FAF

Manaus/AM - A FAF (Federação Amazonense de Futebol) escolheu a Arena da Amazônia para ser o palco do lançamento do Barezão Delas. Diante da imprensa esportiva, dirigentes, atletas e convidados, a entidade anunciou as novidades da edição 2024 do Estadual Feminino.

O presidente da FAF, Ednaílson Rozenha, garantiu que esta edição trará a reestruturação do Futebol Feminino, tanto em gestão quanto dentro das quatro linhas.

"Estamos comprometidos em elevar o Futebol Feminino a um novo patamar, investindo não apenas na gestão, mas também na qualidade do jogo em campo. Esta edição marca o início de uma reestruturação completa, onde o profissionalismo, a dedicação e o talento das nossas jogadoras serão reconhecidos e valorizados. Nosso objetivo é criar um ambiente onde o futebol feminino possa florescer, inspirando novas gerações e consolidando o Amazonas como uma potência no esporte nacional”, afirmou.

Dentre os anúncios, a bola oficial da competição Nike Flight na cor rosa foi apresentada (foto abaixo).
Com suas características modernas, ela é desenvolvida com tecnologia de ponta e garante um desempenho excepcional. Além da revelação de que cada partida será eleita a Caboca do Jogo e a atleta receberá o seu troféu.

Na ocasião, Rozenha também fez questão de agradecer todo apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Governo do Amazonas, por meio da Sedel (Secretaria de Estado de Desporto e Lazer).

“Todas essas conquistas e essas iniciativas para desenvolvimento do Futebol Feminino do Amazonas só são possíveis graças ao trabalho de muitas mãos. Declaro mais uma vez minha gratidão pela gestão inclusiva e exemplar do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, um grande incentivador das mulheres no futebol. Agradeço também ao primordial suporte do Governo do Amazonas, outro grande apoiador do protagonismo feminino no esporte”, declarou.

A equipe Campeã 2024 vai receber um troféu inédito, o Muiraquitã, que carrega em si a essência de sorte, amor e prosperidade. Este troféu remete à lenda das Icamiabas, as bravas mulheres guerreiras do Amazonas (foto abaixo).
Segundo a tradição, as Icamiabas, povos originários formados só por mulheres, se reuniam em cerimônias sagradas nas margens dos rios durante a lua cheia.

Nessas ocasiões, elas confeccionavam os Muiraquitãs a partir da argila verde das águas. Os amuletos, geralmente em forma de sapo, eram dados aos seus parceiros, conferindo-lhes proteção e prosperidade.

As Icamiabas representam um espírito de resistência e coragem, valores que também definem as atletas do Barezão Delas.

O primeiro jogo do Barezão Delas 2024 será em Manacapuru/AM. O Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, vai receber o duelo entre Princesa do Solimões/AM e Manaus FC/AM, na sexta-feira (12/07), às 19 horas (de Manacapuru/AM).

Comentários