Daniella Almeida
Foto: Sumaia Vilela
Agência Brasil de Comunicação
www.agenciabrasil.ebc.gov.br
Brasília/DF - Os 600 mil educadores do Ensino Básico e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública de todo o Brasil poderão responder, até sexta-feira (28/03), à Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, pesquisa online organizada pelo MEC (Ministério da Educação).
A coleta de contribuições dos docentes tem o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas no país para, na ponta, melhorar a aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos profissionais da Educação.
A iniciativa também pretende valorizar os educadores porque considera as diferentes perspectivas dos profissionais na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
O MEC tem disponível o Guia Escuta Nacional de Professores e Professoras para incentivar os educadores a participar da mobilização para garantir a aprendizagem adequada de matemática pelos estudantes da educação básica.
Os professores que ensinam Matemática podem responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. Segundo o MEC, para que as respostas sejam consideradas pela escuta é necessário completar todo o questionário.
A pesquisa aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes; percurso formativo; trajetória docente, contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atuam.
O formulário da internet pode ser preenchido mais de uma vez, quando o professor leciona em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino.
O documento leva em consideração que o professor pode estar em sala de aula em 2025 ou ter atuado em 2024 em diversas turmas e escolas de Educação Básica. Neste caso, o MEC pede a indicação do número de turmas para as quais o professor dá aula e que considere ainda a escola com maior carga horária de trabalho.
A iniciativa já ouviu profissionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação Básica e da Educação Profissional e Tecnológica de mais de 2.060 municípios das 27 unidades da federação.
De acordo com os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2022, o Brasil ocupa a 65ª posição no Ranking de aprendizagem de Matemática, em relação a outros 81 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS) de 2023 indica que, no 4º ano do Ensino Fundamental, 51% dos estudantes brasileiros não alcançam o nível básico de compreensão da Matemática.
Isso significa que não conseguem fazer operações simples, como somar e subtrair números inteiros com até três algarismos, multiplicar e dividir números inteiros de um algarismo e resolver problemas que envolvam esses conhecimentos.
Números do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2021 mostram que apenas 37% dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental aprendem o nível esperado na disciplina de Matemática.
Esse número cai para 15% no 9º ano, e por fim, somente 5% dos estudantes concluem o Ensino Médio com uma aprendizagem adequada da disciplina.
Foto: Sumaia Vilela
Agência Brasil de Comunicação
www.agenciabrasil.ebc.gov.br
Brasília/DF - Os 600 mil educadores do Ensino Básico e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública de todo o Brasil poderão responder, até sexta-feira (28/03), à Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, pesquisa online organizada pelo MEC (Ministério da Educação).
A coleta de contribuições dos docentes tem o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas no país para, na ponta, melhorar a aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos profissionais da Educação.
A iniciativa também pretende valorizar os educadores porque considera as diferentes perspectivas dos profissionais na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
O MEC tem disponível o Guia Escuta Nacional de Professores e Professoras para incentivar os educadores a participar da mobilização para garantir a aprendizagem adequada de matemática pelos estudantes da educação básica.
Os professores que ensinam Matemática podem responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. Segundo o MEC, para que as respostas sejam consideradas pela escuta é necessário completar todo o questionário.
A pesquisa aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes; percurso formativo; trajetória docente, contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atuam.
O formulário da internet pode ser preenchido mais de uma vez, quando o professor leciona em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino.
O documento leva em consideração que o professor pode estar em sala de aula em 2025 ou ter atuado em 2024 em diversas turmas e escolas de Educação Básica. Neste caso, o MEC pede a indicação do número de turmas para as quais o professor dá aula e que considere ainda a escola com maior carga horária de trabalho.
A iniciativa já ouviu profissionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação Básica e da Educação Profissional e Tecnológica de mais de 2.060 municípios das 27 unidades da federação.
De acordo com os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2022, o Brasil ocupa a 65ª posição no Ranking de aprendizagem de Matemática, em relação a outros 81 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS) de 2023 indica que, no 4º ano do Ensino Fundamental, 51% dos estudantes brasileiros não alcançam o nível básico de compreensão da Matemática.
Isso significa que não conseguem fazer operações simples, como somar e subtrair números inteiros com até três algarismos, multiplicar e dividir números inteiros de um algarismo e resolver problemas que envolvam esses conhecimentos.
Números do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2021 mostram que apenas 37% dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental aprendem o nível esperado na disciplina de Matemática.
Esse número cai para 15% no 9º ano, e por fim, somente 5% dos estudantes concluem o Ensino Médio com uma aprendizagem adequada da disciplina.
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