Servidores do IPAAM fazem plantio de 150 mudas frutíferas e ornamentais em ação de preservação ambiental

Da Assessoria do IPAAM
Texto: Rafael Seixas
Foto: Moisés Henrique
Manaus/AM - Em mais uma ação voltada para a preservação ambiental e a promoção de educação ambiental, servidores do IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) plantaram cerca de 150 mudas de árvores, sendo 130 de frutíferas e 20 de ornamentais.

A ação ocorreu nesta quarta-feira (19/03), em uma área revegetada na sede do órgão, localizada na Avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul de Manaus/AM.
.
Segundo o Diretor-Presidente do IPAAM, Gustavo Picanço, a ação integra um futuro projeto de educação ambiental, que irá beneficiar especialmente crianças.

“Este plantio faz parte de uma ação voltada para a preservação e educação ambiental, e estamos muito felizes em poder dar esse passo. Embora ainda não possamos divulgar todos os detalhes, posso adiantar que essa iniciativa integra um futuro projeto que terá como foco, principalmente, o engajamento de crianças com questões ambientais”, disse Gustavo Picanço.

Entre as espécies frutíferas plantadas estão Ingá, Açaí, Cupuaçu, Acerola, Rambutã e a ornamental Pingo de Ouro, uma árvore que, além de embelezar o ambiente, possui grande resistência e se adapta bem ao clima da região.

De acordo com o analista ambiental do IPAAM, Edson Gomes, parte das mudas foi doada pela Semmasclima (Secretaria Municipal de Meio Ambiente Sustentabilidade e Mudanças Climáticas), enquanto a muda ornamental foi cedida pela Mineração Taboca.

“Para projetos futuros na área atrás do IPAAM, conseguimos mudas de espécies frutíferas e arbustivas, também regionais, para o enriquecimento da área. Utilizaremos essa área em projetos que trabalharão a educação ambiental, principalmente com crianças. A Semmas nos forneceu árvores frutíferas e ornamentais, das quais a maior parte já foi plantada na área para enriquecê-la”, informou o especialista.

Gomes também explicou que empresas privadas, como a Mineração Taboca, que mantém um viveiro de plantio para a recuperação de áreas degradadas por suas atividades, também estão contribuindo com algumas mudas.

“Essa área foi regenerada naturalmente, mas abriga espécies muito frágeis e de pouca importância ecológica. Para enriquecer essa área, estamos realizando o trabalho de replantio. A área ficará bem interessante quando essas plantas se tornarem adultas, pois servirão de alimento tanto para as pessoas quanto para os pássaros e animais”, concluiu o analista ambiental.

Comentários

  1. Show 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ao Blog do Teófilo e pela leitura do conteúdo.

    Volte sempre...
    Compartilhe sem moderação!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário