Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão
www.agenciabrasil.ebc.gov.br
Rio de Janeiro/RJ - O volume inicial, de 3 mil m³ (metros cúbicos), do chamado SAF (Combustível Sustentável de Aviação), o primeiro produzido integralmente no Brasil, foi comercializado com distribuidoras que atuam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro/RJ.
A quantidade equivale a cerca de um dia de consumo total dos aeroportos do Estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (05/12) pela Petrobras.
O SAF pode substituir o querosene de aviação tradicional sem ajustes nas aeronaves nem na infraestrutura de abastecimento, o que permite sua adoção imediata pelo setor.
Segundo a estatal, a solução pode ser um dos caminhos mais rápidos para reduzir emissões de poluentes da aviação global.
O combustível sustentável é produzido por coprocessamento no parque de refino da Petrobras, informou a presidente da estatal, Magda Chambriard.
Para a presidente, essa é uma solução que contribui para o cumprimento das metas de descarbonização do setor aéreo, destacando a iniciativa como estratégica.
“É um produto competitivo, que atende a rigorosos padrões internacionais da aviação. Estamos oferecendo ao mercado nacional a possibilidade de atender às demandas globais”, acrescentou a presidente da Petrobras.
VOOS INTERNACIONAIS
A partir de 2027, companhias aéreas brasileiras deverão usar SAF em voos internacionais, conforme as regras do programa Corsia, da Icao (Organização da Aviação Civil Internacional).
Nos voos domésticos, o uso será progressivamente exigido pela Lei do Combustível do Futuro.
O SAF lançado pela companhia tem certificação ISCC-Corsia, que confere o selo de sustentabilidade e rastreabilidade.
O combustível utiliza um percentual de matéria-prima vegetal, como TCO (Óleo Técnico de Milho) ou óleo de soja, processado junto ao querosene de base fóssil.
Segundo a Petrobras, a parcela renovável pode reduzir as emissões líquidas de CO₂ em até 87%.
Apesar da origem diversa, o produto final é quimicamente idêntico ao querosene convencional em termos de segurança operacional, garante a estatal.
As primeiras remessas foram produzidas na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), na Baixada Fluminense, certificada para produção e comercialização do SAF.
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autoriza a Reduc a incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na rota atual de coprocessamento.
A Petrobras planeja expandir a produção: a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos/SP, já realizou testes, e a Replan (Refinaria de Paulínia/SP) e a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Minas Gerais, devem iniciar atividades comerciais em 2026.
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Rio de Janeiro/RJ - O volume inicial, de 3 mil m³ (metros cúbicos), do chamado SAF (Combustível Sustentável de Aviação), o primeiro produzido integralmente no Brasil, foi comercializado com distribuidoras que atuam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro/RJ.
A quantidade equivale a cerca de um dia de consumo total dos aeroportos do Estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (05/12) pela Petrobras.
O SAF pode substituir o querosene de aviação tradicional sem ajustes nas aeronaves nem na infraestrutura de abastecimento, o que permite sua adoção imediata pelo setor.
Segundo a estatal, a solução pode ser um dos caminhos mais rápidos para reduzir emissões de poluentes da aviação global.
O combustível sustentável é produzido por coprocessamento no parque de refino da Petrobras, informou a presidente da estatal, Magda Chambriard.
Para a presidente, essa é uma solução que contribui para o cumprimento das metas de descarbonização do setor aéreo, destacando a iniciativa como estratégica.
“É um produto competitivo, que atende a rigorosos padrões internacionais da aviação. Estamos oferecendo ao mercado nacional a possibilidade de atender às demandas globais”, acrescentou a presidente da Petrobras.
VOOS INTERNACIONAIS
A partir de 2027, companhias aéreas brasileiras deverão usar SAF em voos internacionais, conforme as regras do programa Corsia, da Icao (Organização da Aviação Civil Internacional).
Nos voos domésticos, o uso será progressivamente exigido pela Lei do Combustível do Futuro.
O SAF lançado pela companhia tem certificação ISCC-Corsia, que confere o selo de sustentabilidade e rastreabilidade.
O combustível utiliza um percentual de matéria-prima vegetal, como TCO (Óleo Técnico de Milho) ou óleo de soja, processado junto ao querosene de base fóssil.
Segundo a Petrobras, a parcela renovável pode reduzir as emissões líquidas de CO₂ em até 87%.
Apesar da origem diversa, o produto final é quimicamente idêntico ao querosene convencional em termos de segurança operacional, garante a estatal.
As primeiras remessas foram produzidas na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), na Baixada Fluminense, certificada para produção e comercialização do SAF.
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autoriza a Reduc a incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na rota atual de coprocessamento.
A Petrobras planeja expandir a produção: a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos/SP, já realizou testes, e a Replan (Refinaria de Paulínia/SP) e a Regap (Refinaria Gabriel Passos), em Minas Gerais, devem iniciar atividades comerciais em 2026.
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