Após adotar atendimento por fila nacional, INSS analisou 105 mil benefícios em 13 dias

Luciano Nascimento
Foto: Tomaz Silva
Agência Brasil de Comunicação
www.agenciabrasil.ebc.gov.br
São Luís/MA - O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a análise de mais de 105 mil benefícios após adotar a nacionalização da fila de pedidos.

Os números, divulgados nesta segunda-feira (26/01) se referem ao período de 2 semanas de atividade, a partir de 13 de Janeiro, quando a nova modalidade de análise foi adotada.

Desde essa data, as filas do PGB (Programa de Gerenciamento de Benefícios) no INSS deixaram de ser regionais e passaram a ser filas nacionais.

Com isso mais de 2,5 mil servidores passaram a atuar na análise dos pedidos.

"Desde a criação da fila nacional, o INSS registrou um total de 105.150 tarefas 'puxadas', ou seja, mais de 105 mil benefícios que tiveram sua análise iniciada", comunicou o INSS.

"Desse total, 48.574 tarefas já foram finalizadas, representando benefícios concluídos em um curto período. A mobilização conta com a participação de 2.375 servidores empenhados nessa força-tarefa", informou o Órgão.

Segundo o Instituto, a medida acelerou o reconhecimento de direitos e reduziu o tempo de espera dos segurados.

"Com a fila única e em nível nacional, servidores de regiões com menor tempo de espera atuam nos processos de locais onde a demanda é maior. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento e promove mais equilíbrio na análise dos pedidos e é fundamental para a redução do tempo de espera pelas análises", reiterou o Instituto.

Para o presidente do INSS, Gilberto Waller, a nacionalização permite ao Órgão atuar com mais igualdade e com um maior número de servidores nos casos de maior espera.

"Nossa prioridade é atacar a fila de verdade, focando em benefícios como o BPC [Benefício de Prestação Continuada] e os por incapacidade, que representam quase 80% da demanda", disse.

SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO
As Agências do Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial de quarta-feira (28/01) até sexta-feira (30/01).

O objetivo da interrupção é realizar melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os canais remotos de atendimento, como o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

O INSS alerta ainda que, a partir das 19 horas (de Brasília/DF) do dia 27 até o dia 31 de janeiro, o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135, ficarão indisponíveis.

Ainda segundo o Instituto, a modernização dos sistemas vai permitir assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.

Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Comentários