Mulheres pedem aprovação imediata do projeto que torna a misoginia crime

Maria Neves
Foto: Bruno Spada
Agência Câmara de Notícias
www.camara.leg.br
Brasília/DF - Participantes de debate sobre o projeto de criminalização da misoginia (PL 896/23) pediram que a proposta seja votada no Plenário da Câmara dos Deputados antes das eleições.

De acordo com as ativistas, a medida é fundamental para enfrentar a violência de gênero, que tem origem na cultura de ódio às mulheres.

A Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezerra, ressaltou que o Brasil é o quinto país que mais executa mulheres no mundo.

Para ela, o que está em jogo com a aprovação ou não do projeto não é só a vida das mulheres, mas o modelo civilizatório do país.

“Por um lado, nós temos uma fila de mulheres a serem vitimadas por Feminicídio. Por outro lado, a gente tem uma fila ainda maior de feminicidas sendo construídos, essa prática de meninos construindo listas de meninas estupráveis está acontecendo neste momento”, disse Estela Bezerra.

“Então é preciso dar um basta, que é aprovar o Projeto de Lei que criminaliza a misoginia no nosso país”, completou.

Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Estela Bezerra disse que a aprovação do projeto vai passar para a sociedade a mensagem de que não será admitida “uma mentalidade onde um corpo de uma mulher seja desrespeitado de tal forma que ela possa ser executada”.

Já aprovado no Senado Federal, o Projeto de Lei equipara a misoginia ao racismo, que é um crime inafiançável e imprescritível.

A misoginia é definida como a prática, indução ou incitação à violência, à restrição do pleno exercício de direitos ou à ofensa à dignidade da mulher em razão de sua condição de mulher.

A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

A Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Marlise Matos, lembrou que é dever constitucional do Estado proteger todas as pessoas contra qualquer forma de violação.

No entanto, ela destaca que, na prática, a violência contra a mulher impede ou anula o exercício de todos os Direitos Humanos.

“A gente precisa efetivamente avançar, porque o ódio e a discriminação funcionam como combustível para formas privadas e públicas de violência de gênero contra as mulheres, e essa aversão estrutural impede que elas ocupem mais espaço de poder”, disse Marlise Matos.

“Os discursos de ódio são as primeiras expressões das formas de violência, nunca começa com a facada, com o tiro, muito raramente”.

Siga o perfil do Blog do Teófilo no Facebook

Comentários